Retrospectiva.


O ano tá acabando, impossível não fazer a tão conhecida retrospectiva.
O que fiz, o que deixei de fazer, o que era para não ter feito, o que poderia ter dito, o que com certeza nunca deveria ter sido dito, etc etc...
Nas últimas semanas esse pensamento tem quase que diariamente me assombrado, e confesso que já coloquei tanta coisa na balança que em determinados momentos me perdi.
Então, deixo aqui uma pergunta: O que você fez para que seu ano fosse inesquecível?
Tipo, coisas que só dependeriam de ti para serem realizadas.
Eu já me fiz essa pergunta, e depois de horas filosofando comigo mesma, cheguei à algumas conclusões.

*Deveria ter sido mais persistente, menos acomodada.
*Ter dito mais vezes eu te amo, e com certeza escolher melhor quem deveria ter ouvido isso.
*Ter feito mais exercícios.
*Ter comido coisas mais saudáveis.
*Ter ficado mais em casa com minha família, ter saído mais com os amigos.
*Ter comprado menos bobagens, e mais livros.
*Ter ido mais vezes ao cinema.
*Ter tido tempo para caminhar sem rumo, sem pensar em nada.
*Ter ido mais a praia, e ficar somente olhando o mar.
*Ter escolhido melhor minhas companhias.
*Ter falado menos e ouvido mais.
*Ter tido alguém para me ouvir mais, sem que eu tivesse que falar nada.
*Ter pensado mais antes de falar.
*Ter pensado menos antes de agir.
*Ter dado mais atenção a quem merecia, e não me ocupar tanto com quem nada queria.
*Ter chorado menos por coisas sem importância.
*Ter escrito mais.
*Ter sido menos ansiosa, e mais paciente.
*Ter sido menos complacente e mais direta.
*Ter sido mais forte em relação as perdas, porque mais dia menos dia iremos sofrer alguma, e é nesse momento que percebemos o quanto crescemos.
*Ter sido mais criança em alguns momentos, e mais adulta em outros.
*Ter ficado mais noites acordada me divertindo.
*Ter dormido mais.
*Ter visto o dia nascer, e o sol se pôr.

Enfim, a lista é grande, mas mesmo assim, meu ano foi muito bom, tive tropeços, tive decepções, tive alegrias, tive momentos memoráveis com pessoas especiais, tive momentos nem tão memoráveis com pessoas nem tão especiais, tive dias de chuva, e muitos de sol, tive abraços sinceros e beijos verdadeiros, e outros que é melhor nem comentar aqui.
E tudo isso vai ficar para sempre na minha memória, porque faz parte do meu DNA de vida.
É minha história, que mesmo não sendo a mais brilhante, a mais glamurosa ou aventureira, é a minha, e só por isso, já é especial.
Quando nos damos conta que nossa melhor e mais verdadeira companhia somos nós mesmos, tudo começa a fazer sentido, e só então podemos nos fazer e fazer alguém feliz.


Um Feliz Ano Novo para todos, mesmo ainda faltando alguns dias para ele chegar.

 
 
 
 

Postar um comentário 19 comentários:

Alisson da Hora disse...

Bem...eu foquei um objetivo (sem traçar algum outra possibilidade em caso de derrota)e, graças a Deus, alcancei-o.
Com certeza, dentre as coisas que eu não deveria ter feito, já deixei de fazê-las ainda esse ano. E com certeza as que eu não fiz, algumas farei, outras não.
A coisa que eu queria mesmo, não tenho a dádiva de tê-la no agora.
Paciência, todo mundo tem sua hora.

beijo

18 de dezembro de 2008 16:59

Sun(shine) , «3 disse...

Sabes de uma coisa? Não fiques praí a remoer tudo aquilo que devias ter feito...isso ja passou, nao fizeste? Olha, grande parte delas eu tambem nao fiz...e a cada ano que passa, tornam-se mais difíceis de realiza-las, infelizmente.
Mas duvido que alguém o consiga, ninguem consegue concretizar tudo aquilo que deseja, sempre ficam palavras por dizer, abraços, beijos e sorrisos por dar..

Olha, lembra-te que o sol nasce todos os dias, tal como tu quando te levantas da cama :)Pensa no que poderás fazer, trace novos objectivos, novas metas. Inicie uma nova lista, não importa o número de tópicos, mas sim o significado que cada desejo representa dentro de ti.

E vais ver que será um ano bem melhor :)

18 de dezembro de 2008 17:08

Lis disse...

Renata,
Eu, certeza, teria um alista grande de coisas que eu não deveria ter feito esse ano. Enfim...

Mas tem uma, que fiz, agora, quase no fim do ano, da qual me orgulho muito e espero que perdure não só em 2009, mas pro resto da vida: parar de fumar!

Desejo muito tudo de bom pra ti.

Beijos

19 de dezembro de 2008 16:21

Tata disse...

Oi Renata,

É verdade a gente sempre acha que deveria ter feito mais né?
O dia poderia ter 30 hs por exemplo .... i

Mas acho na verdade a gente tem que se preocupar em viver mais o agora querer mais agora...

um felkiz Natal para vc e um lindo ano novo!
bjinhos e bom fim de semana!

19 de dezembro de 2008 16:24

edson marques disse...

Gostei muito da tua lista:

aplicabilidade univiersal!


Abraços, flores, estrelas..

19 de dezembro de 2008 21:10

tossan disse...

Por que todo ano as pessoas fazem retrospectivas?! O ano é novo, porém, a vida não. Pensam que o mundo vai mudar só pela mudança dos números? Belo texto! Feliz Natal! Beijo

20 de dezembro de 2008 00:37

Ciça disse...

Olá Renata!

Demorei mas estou aqui para agradecer seu carinho, sua atenção para com meus textos, por hora raros devido a correria de fim de ano.

E linda, esqueças o passado, dele guarde somente as coisas boas. O q não fizestes, ainda podes fazer.

Beijinhos e um ótimo Natal!

20 de dezembro de 2008 14:47

Aline Dias disse...

Sabes que já fiz a minha?! E na soma, acho que tem muitas coisas boas.

Gosto de ti, um daqueles sentimentos bons que temos por pessoas que não conhecemos pessoalmente, me cativas.

Abraço!

20 de dezembro de 2008 19:47

Marcos Campos disse...

Olá Renata!!!
Concordo contigo, nossa história é sempre nossa história, e se pensar bem, se ver bem de perto...é sempre uma bela história, o que conta é o crescimento como ser e espírito.
Nossa passagem é curta, e se estamos aqui, é pra pelo menos, aprender ser uma pessoa cada vez melhor!!
Feliz 2009 pra ti tbém!!
beijo!!

20 de dezembro de 2008 20:15

D.Ramírez disse...

É tudo uma continuação sem fim. Se não fizemos faremos, oque importa são as vivencias que passamos e principalmente as que estão por vir. E que venha com esses textos maravilhosos e intensos que tem postado aqui cada vez mais instigantes. Desejo muito sucesso em tudo que fizer em 2009!!!! Felicidades mil.
Besos

22 de dezembro de 2008 10:56

Melsavinon disse...

todo mundo quer te dar esse...e mesmo que já tenha...
Tenho um presente pra vc no meu blog!Aparece pra pegar!
felicidades hoje e sempre!

22 de dezembro de 2008 11:29

meus instantes e momentos disse...

passando para te desejar ótimas festas. E que 2009 seja mais um pouco de tudo aquilo que vc quer,
Maurizio

23 de dezembro de 2008 06:03

Horácio Salgado disse...

Minha retrospectiva, resumidamente, seria:

- Eu nasci;
- Esqueci.

24 de dezembro de 2008 00:37

Celia Rodrigues disse...

Feliz natal!!! Feliz ano novo!!!

24 de dezembro de 2008 22:17

Sun(shine) , «3 disse...

Informação de ultima hora lá no
http://asrrosasnaofalam.blogspot.com


b3ijos

26 de dezembro de 2008 19:46

Philip Rangel disse...

Pois é meus amigos, meus novos amigos é tao interessante entrar em cada blog, na qual chamo de pagina de internet, e visualizar ...ler...responder a cada postagem...quao magnifico visitar novos blogs e tornamos amigos...novos amigos em que apoio e eles tambem apoiam...participam..cada blog traz a sua essencia..que muitas vezes viajamos ;..rimos....e ate emocionamos com os textos prescritos...alguns de vcs marcam com textos informativos, texto diarios, texto mundo, tv, dicas, outros pela emoçao poemas, utilidades, cada um programa o seu jeito..por isso torna se um mundo magnifico na qual enriquecemos com cultura pois cada um demonstra seu trabalho em diferentes localizaçoes do Brasil e do mundo..
Agradeço sim a todos que me visitaram e que me visitam..a todos que ja entraram numa fria...a todos que apoiaram o retorno e apoiaram nesse ano de 2008..espero essa uniao em 2009.. pq as postagens nao podem parar...

Parabens a vc amigo blogueiro por existir e mostrar qm é voce...

abraços a todos....
e que venha 2009

26 de dezembro de 2008 23:57

Poesias e Canções disse...

Felicidades a vc também !!
Boas Festas!
E um ano novo abençoadíssimo!!

27 de dezembro de 2008 01:14

Fê Z. disse...

Amore!
Que de 2008 fiquem as boas lembranças que representarão p/ sempre a tua história!
E p/ 2000 I.NOVE... mais AMOR, ALEGRIA, DELÍCIAS, SONHOS, BRINDES, DESEJOS... mais SORRISOS e FOCO, para o "alto e avante"!
Enfim, TUDO DE MARAVILHOSO SEMPRE!
Beijoooooooo

27 de dezembro de 2008 13:48

Marta disse...

Bom dia Renata,
Eu também já começo a pensar nisso, nem tanto no que fiz este ano, mas no que pretendo fazer.
Este ano a meu ver melhorei certos aspectos, que me fizeram sentir melhor.
Porém ainda há coisas que quero mudar/melhorar...
Gostei de visitar o seu espaço, é muito agradável :)

Convido-a a dançar um tango no meu blogue.
beijinho

28 de dezembro de 2008 11:14

Postar um comentário